Na Mídia

PROALU - Programa de Acolhimento ao Luto

Ações do PROALU na Mídia

Luto prolongado é um transtorno mental, segundo a Organização Mundial da Saúde

Matéria publicada no Portal do Ministério da Saúde em GOV.BR

Em 2022, o luto prolongado passou a ser considerado um transtorno mental na nova versão do manual de diagnósticos de transtornos mentais da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e também na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fadiga por compaixão na saúde

Matéria publicada na REVISTA SUPER SAUDÁVEL – Edição Julho 2024

Fadiga por compaixão na saúde

Sobrecarga de trabalho e dificuldade no manejo de sentimentos e emoções podem levar profissionais da saúde à exaustão física e emocional.

CVV OFICIAL: Como conversar com uma criança sobre uma morte por suicídio?

Matéria publicada no canal CVV Oficial em 17/06/2024

Coordenadora do Proalu, o Programa de Acolhimento ao Luto da Unifesp, a professora Samantha Mucci, convidada desta edição, explica qual o melhor caminho a ser adotado neste luto tão doloroso. Ela ainda comenta sobre a importância de uma conversa sincera e dá exemplos do que deve ser falado ou evitado.

SUAS PERDAS, SEU LUTO, VAMOS CONVERSAR - QUINTA EDIÇÃO

Matéria publicada no Canal SEM PRESSA PRA VIVER em 02/11/2023

No último dia 02/11 – Dia de Finados, realizamos na Estação Clinicas do metrô de São Paulo a quinta edição do projeto SUAS PERDAS, SEU LUTO, VAMOS CONVERSAR? Um dia de muita escuta, acolhimento e psicoeducação para o luto. Foram 23 profissionais de saúde mental que dedicaram voluntariamente o seu tempo neste dia pra poder ajudar enlutados. Uma ação muito importante e que celebra uma parceria entre @sempressapraviver @quatroestacoes.psicologia e neste ano com @proalu.unifesp #gratidao #sempressapraviver – ficha técnica filme: roteiro: @_sergiomello_ edição: @thainasaless – direção e imagens @gustavodilernia conceito: @irineu_villanoeva_jr @play.do.bem

Arquivo A: Luto

Matéria publicada na TV APARECIDA em 02/11/2023

Eduardo Gois visitou o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, para entrevistar o Padre João Midner, capelão no local, que diariamente acolhe pessoas procurando conforto para lidar com sentimentos difíceis. Ele também vai entrevistar a Dra Taciana Moura, que trabalha nos cuidados paliativos do hospital, para explicar a necessidade de acolhimento imediato para pacientes e familiares.

Como falar com as crianças sobre o luto?

Entrevista publicada no PORTAL da Rádio CBN em 07/04/2023

O CBN São Paulo ouviu Sandra Evangelista, psicóloga e colaboradora do PROALU (Programa de Acolhimento ao Luto), para falar da volta às aulas na escola Thomázia Montoro após o ataque que matou uma professora.

Programa do SUS acolhe familiares de vítimas da covid-19

Entrevista publicada no PORTAL TV Brasil em 13/03/2023

Há três anos, o Brasil registrava a primeira morte por covid-19. Nesses 36 meses, quase 700 mil brasileiros perderam a vida para a doença.

A dor de quem perdeu uma pessoa querida acabou se tornando uma dor coletiva. Em São Paulo, surgiu um programa de acolhimento ao luto, ligado ao SUS, para dar acolhimento às famílias e amigos de tantas vítimas.

Programa do SUS oferece apoio a pessoas enlutadas em São Paulo

Matéria publicada no PORTAL DA BAND

Proalu é voltado para pacientes que perderam parentes durante a pandemia da Covid-19

PROGRAMA DO SUS EM SÃO PAULO OFERECE APOIO GRATUITO A PESSOAS EM LUTO

Matéria publicada no PORTAL IMPARCIAL NEWS

Uma das iniciativas do Proalu é a psicoeducação em luto. O grupo utiliza um perfil do Instagram para apresentar dicas de leituras, filmes, podcast, entre outros recursos que podem ajudar pessoas que estejam em luto ou que desejam aprender mais sobre o assunto.

Programa do SUS em SP oferece apoio gratuito a pessoas em luto

Matéria publicada no JORNAL O DIA

Receber o aviso da morte de um familiar por videochamada, não ter um ritual de despedida e não abraçar os amigos foram algumas das situações vivenciadas nas fases mais agudas da pandemia de covid-19.

Programa de Acolhimento ao Luto - PROALU

Matéria publicada no PORTAL OPTICA NET 

A pandemia nos lançou em um processo de luto, individual e coletivo, nos atravessando e deixando marcas, profundas cicatrizes. Desde o primeiro caso em março de 2020 até chegarmos os mais de 610.000 mortos só no Brasil e mais de 5 milhões no mundo.

Programa da Unifesp oferece apoio a pessoas em luto

Matéria publicada no PORTAL DA UNIFESP em 21/11/2022

Desde maio de 2020, o Programa de Acolhimento ao Luto (Proalu) do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism/Unifesp) oferece atendimentos a pessoas com mais de 18 anos de todo o país, por meio do acolhimento breve ao luto on-line pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Mental | Luto prolongado

Entrevista publicada na página do Ministério da Saúde

A perda de alguém especial pode despertar emoções complexas e até mesmo desencadear problemas como a depressão, inclusive em crianças. A psiquiatra Samantha Mucci orienta como abordar o luto e lidar com a depressão na infância. Confira.

Saúde Mental | Luto prolongado – Uma história real

Entrevista publicada na página do Ministério da Saúde

A morte pode trazer questões complexas e desafiadoras, principalmente quando crianças, mas o luto pode ser enfrentado e ressignificado. Como aconteceu com o Lucas, que junto com sua avó conta sua trajetória para lidar com a perda da mãe. Confira.

Conexão Wire: PROALU (Programa de Acolhimento ao Luto - Profa. Dra. Samantha Mucci)

Matéria publicada no Conexão Wire

Nesta Conexão Wire conversamos com a Profa. Dra. Samantha Mucci sobre o PROALU (Programa de Acolhimento ao Luto) que oferece psicoeducação em luto para a comunidade via redes sociais (Instagram: @proalu.unifesp e site: www.proalu.com.br) e atendimento psicoterápico em luto para crianças e adolescentes que perderam um ou mais cuidadores.

Percepções de especialistas sobre inclusão humana.

Matéria publicada na GOODBROS

“A Exclusão da Pessoa Enlutada”
por Samantha Mucci

'Foi tão rápida a sua partida': Programa do SUS oferece apoio a enlutados.

Matéria publicada no ECOA da UOL em 24/06/2022

O Proalu, Programa de Acolhimento ao Luto do Departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) já realizou mais de 2 mil atendimentos a pessoas em luto.

“E agora?”: como as famílias foram economicamente atingidas pelas mortes na pandemia

Matéria publicada no HUMANISTA em 25/11/2021

O Humanista buscou saber mais sobre as responsabilidades financeiras que muitos brasileiros assumiram após a perda de seus entes queridos para a Covid-19.

Dia do Psicólogo: A importância do Processo de Luto

Matéria publicada no PORTAL DA UNIFESP em 27/08/2021

Uma mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa. O Dia Nacional do Psicólogo se tornou a data comemorativa oficial a ser celebrada todo o dia 27 de agosto.

Perda "secundária" de renda torna luto pior, diz psicóloga.

Matéria publicada no ESTADÃO em 15/08/2021

Os problemas financeiros são comuns entre as pessoas em luto por causa da covid-19, na experiência da psicóloga Samantha Mucci, professora do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e coordenadora do Programa de Acolhimento ao Luto (Proalu).

Profissionais da psicologia criam Grupo de Acolhimento ao Luto

Entrevista à TV CÂMARA SÃO PAULO em 08/06/2021

A pandemia matou mais de 450 mil pessoas no Brasil, centenas de milhares de famílias perderam alguém. Pensando em ajudar os enlutados, profissionais da área de psicologia criaram o Grupo de Acolhimento ao Luto, um programa gratuito que oferece atendimento especializado para quem perdeu um ente querido.

Como lidar com o luto coletivo causado pela pandemia

Entrevista à SUA SAÚDE NA REDE em 31/05/2021

O luto é um processo de perda, que impacta integralmente a vida das pessoas. Neste vídeo, a Dra. Samantha Mucci fala sobre o processo de luto coletivo que a população mundial está vivenciado, em virtude da pandemia.

Instituições oferecem terapia gratuita a quem perdeu entes queridos para a Covid-19

Matéria publicada na VEJA SÃO PAULO em 30/04/2021

Com a vivência do luto inteiramente transformada na pandemia, projetos ajudam a lidar com o adeus sem as cerimônias de despedida.