Blog

PROALU - Programa de Acolhimento ao Luto

Conteúdos relevantes sobre acolhimento e luto

ACOLHIMENTO
30 de novembro de 2023

O luto não reconhecido dos médicos veterinários

Por Juliana Sato - Psicóloga Se você perguntar a um médico veterinário o motivo que o levou a esta profissão, existe uma grande chance de que a resposta seja por…
ACOLHIMENTO
17 de outubro de 2023

LUTO E LEGADO

Por Ana Lúcia Naletto e Lélia de Cassia Faleiros. Não fomos educados para conviver com a morte, e mesmo tendo consciência de que ela faz parte do ciclo da vida,…
ACOLHIMENTO
15 de setembro de 2023

A MORTE NA FAMÍLIA DAQUELES QUE TRABALHAM COM A MORTE

Por Ana Lúcia Naletto e Lélia de Cassia Faleiros. “Sofro por ter derramado minha alma na areia e por ter amado um mortal como se ele não fosse morrer” Sto…
ACOLHIMENTO
7 de agosto de 2023

LUTO POR MORTE DE IRMÃOS

Por Ana Lúcia Naletto e Lélia de Cassia Faleiros. “Ter um irmão é ter, pra sempre, uma infância lembrada com segurança em outro coração.” Tati Bernardi Se você viveu a…
ACOLHIMENTO
17 de julho de 2023

O fenômeno ghosting e o luto

Por Sandra Evangelista Em algum momento podemos viver a experiência de ser desconectado de forma abrupta de uma relação. O ghosting é quando uma pessoa desaparece da vida de alguém…
ACOLHIMENTO
19 de junho de 2023

Luto Traumático

“Um luto marcado pela violência na escola” por Sandra Evangelista Será mesmo o fracasso escolar uma questão do aluno? Será justo culpabilizar a família pelos maus resultados? É culpa do…
ACOLHIMENTO
17 de maio de 2023

Psicoeducação para o luto como ferramenta auxiliar na Psicoterapia

Por Irineu Villanoeva Junior Muito se discute, atualmente, sobre a importância da psicoeducação em enfrentamentos de doenças e cenários de luto. A psicoeducação surgiu como um tratamento para a esquizofrenia,…
ACOLHIMENTO
17 de abril de 2023

O luto pelo filho idealizado

“Ser diferente pode ser uma dádiva” por Sandra Evangelista Os pais, ao imaginarem como será o filho, fazem planos para a criança que se desenvolve em um ritmo pré-definido: um…
ACOLHIMENTO
17 de março de 2023

LUTO E RESILIÊNCIA

Sempre acreditei que as longas enfermidades de entes queridos nos preparam para a perda que virá. Hoje acredito que isso só vale para quem tem elevada resiliência, e ajuda a…
ACOLHIMENTO
17 de março de 2023

A literatura como ferramenta no luto infantil

Por Louisanne Agnes ´Sennyey Sanchez Como conversar sobre morte com uma criança? Pergunta que reverbera e que ecoa a angústia relacionada a uma temática ainda tão tabu, tão desafiadora que…
ACOLHIMENTO
16 de dezembro de 2022

A Gaveta Lacrada

Por Priscila Morozetti Jarró A poucos dias do Natal já escuto o tilintar das panelas, o alvoroço na cozinha e o cheirinho de ervas e vinhos que invadem minhas memórias.…
MEMÓRIAS
22 de novembro de 2022

Baralho Clarieta

Por Alexandra Villaça Telefonei para o hospital veterinário e confirmei que eles tinham recebido uma ninhada na noite anterior e combinei de passar por lá quando saísse do trabalho. Saí de…
ACOLHIMENTO
22 de novembro de 2022

Datas Comemorativas e Luto

Por Arlinda B. Moreno e Beatriz Maximino Sim, é comum entre nós o desejo de compartilhar momentos felizes e confraternizar com pessoas queridas que fazem parte de nosso cotidiano –…
ACOLHIMENTO
20 de outubro de 2022

Quem escolhe? Sempre a criança – Rituais de despedida

Por Dra. Letícia Roberta Rodrigues, Psiquiatra e Sandra Evangelista, Psicóloga Clínica. Como pais, responsáveis ou cuidadores, temos como missão proteger e cuidar das crianças. É o nosso papel oferecer um…
MEMÓRIAS
27 de setembro de 2022

Por que devemos falar sobre suicídio?

Por Luciana Rocha Pra quem não me conhece, sou Luciana Rocha, psicóloga especialista em suicídio e luto. Até o ano de 2015, apesar de formada há mais de 16 anos…
ACOLHIMENTO
19 de setembro de 2022

Setembro Amarelo – Prevenção e Posvenção do Suicídio

Por Sandra Evangelista A campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014, e tem o objetivo de combater o estigma através da informação. O tema morte e suicídio são temas…
ACOLHIMENTO
18 de agosto de 2022

Ajuntar cacos com criatividade, transformando a arte de viver.

Por Glaucia Rezende Tavares Psicóloga, Cofundadora e Presidente da Rede API - Diretora científica da ABMLuto - Associação Brasileira Multiprofissional de Luto "A necessidade de relacionamento pode ser satisfeita pelo…
MEMÓRIAS
22 de julho de 2022

Histórias de Amor, Perdas e Luto.

Uma realização do movimento #sempressaproviver e do Quatro Estações Instituto de Psicologia. HISTÓRIAS  DE  AMOR, PERDAS  E LUTO. É a partir de uma história de amor interrompida que vivemos a…
ACOLHIMENTO
17 de junho de 2022

O luto do idoso pela perda do cônjuge

Por Renata Britto e Beatriz Maximino O envelhecimento é um processo natural do desenvolvimento que envolve amadurecimento, aprendizagem e perdas, sejam elas fisiológicas ou cognitivas, mas também traz a perda…
ACOLHIMENTO
19 de maio de 2022

O luto por animais de estimação: dor silenciada.

Por Astrit Sánchez Díaz e Renata Barizon. “Os animais de estimação dão estrutura e sentido à nossa vida, diminuem os nossos sentimentos de ansiedade, estresse e solidão e aumentam o…
MEMÓRIAS
18 de abril de 2022

Os biscoitos de polvilho fritos

Por Graziela Azevedo Os biscoitos de polvilho fritos eram perfeitos em tudo. No sabor com toque de banha de porco, no formato, na crocancia por fora com o macio de…
ACOLHIMENTO
18 de abril de 2022

Existe um tempo certo para iniciar ou encerrar o processo de luto?

Autoras: Carolina Conte e Beatriz Maximino O famoso ditado popular que diz que o tempo é o melhor remédio, se aplicado ao processo de luto pode-se criar expectativas que irão…
ACOLHIMENTO
18 de abril de 2022

O luto tem diversas faces

Autora: Camila Cardoso de Oliveira Quem já perdeu uma pessoa amada sabe que a morte trás muito mais perguntas do que respostas. Fomos ensinados a não pensar sobre a morte…
ACOLHIMENTO
17 de março de 2022

O luto antecipatório

Por Cintia Regina de Onofre Borges e Renata Barizon A morte certamente é um dos maiores enigmas da história da humanidade. Uma experiência universal vivida de maneira diferente entre as…
MEMÓRIAS
9 de março de 2022

Saudades da minha irmãzinha

Por Sonia Gomide Geocze Sabe quando você está perdido em algum lugar? Sabe aquele medo de não encontrar a saída? Aquela porta que não se consegue abrir, a escuridão e…
MEMÓRIAS
9 de março de 2022

Captain, My Captain, ficou tudo bem, mas não como eu esperava…

Por Samantha Mucci A última vez que ouvi sua voz, ele estava com cara de dor com a mão sobre o peito sendo carregado e dizendo que iria ficar tudo…
ACOLHIMENTO
9 de março de 2022

E o tempo passou…

Por Louisanne Agnes ´Sennyey Sanchez Em quantos momentos de nossas vidas nos deparamos com esse fato... o tempo passou! E o tempo passa, sem perguntar, sem avisar, sem controlar, ele…
ACOLHIMENTO
9 de março de 2022

O luto nas empresas: Precisamos falar sobre isto!

Por Sandra Pereira Evangelista O luto é a nossa reação diante da perda de algo ou alguém significativo para nós, seja um objeto, um sonho, um animal de estimação ou…
ACOLHIMENTO
17 de fevereiro de 2022

Empatia

Por Lucas Guimarães M. Santos Empatia é a capacidade de sintonizar com os sentimentos alheios, e nos tornarmos cognitivamente conscientes disso. Para tanto precisamos compreender os sentimentos da outra pessoa…
MEMÓRIAS
17 de fevereiro de 2022

Meus Eternos Anjinhos

Por Ian Gomide Na sua direita, meu primeiro anjinho que partiu dia 26 de outubro de 2021 e na sua esquerda, dois meses depois, meu segundo anjinho que se foi…
ACOLHIMENTO
17 de fevereiro de 2022

O luto coletivo de figuras públicas

Por Astrit Sánchez Díaz e Renata Barizon O luto é um processo natural e esperado do ser humano, pois ele acontece comumente no nosso dia a dia. O luto pode…
ACOLHIMENTO
21 de janeiro de 2022

Sim, o luto nos muda.

Por Irineu Villanoeva Júnior @sempressapraviver Ouvimos durante toda a nossa vida que “Se tem uma coisa certa nesta vida, é que todos nós vamos morrer um dia”. Disso ninguém escapa.…
MEMÓRIAS
21 de janeiro de 2022

Amada Helena

Por Tatiana Maffini (@ong.amadahelena) Quando perdemos um filho cruzamos uma linha, e do outro lado para muitos, está o inexistente. A inexistência de memórias, de sonhos, de amor, da própria…
ACOLHIMENTO
9 de dezembro de 2021

Os lutos na escola – Por favor, deixe-os chorar.

Por Renata Barizon dos Santos Alves e Sandra Evangelista Falar sobre morte costuma ser uma tarefa delicada, principalmente com crianças e adolescentes. A morte em nossa cultura é um assunto…
ACOLHIMENTO
9 de dezembro de 2021

As perdas simbólicas e concretas das pessoas LGBTQIA+: um luto não autorizado

Por Sandra Evangelista Você sabe a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual? – A identidade de gênero é como a pessoa se apresenta, como ela se reconhece; já…
ACOLHIMENTO
25 de novembro de 2021

Os muitos lutos vivenciados pelos profissionais de saúde

Por Sandra Pereira Evangelista e Samantha Mucci A pandemia nos lançou em um processo de luto, individual e coletivo, nos atravessando e deixando marcas, profundas cicatrizes. Desde o primeiro caso…
ACOLHIMENTO
21 de outubro de 2021

#SEMPRESSAPRAVIVER

Por Irineu Villanoeva Junior “Um dia nós vamos morrer. Mas todos os outros dias nós vamos viver.” Todo mundo vai morrer. Precisamos falar abertamente sobre a morte e entendê-la como…
ACOLHIMENTO
21 de outubro de 2021

Perda Gestacional: um luto não reconhecido

Por Sandra Pereira Evangelista Um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher é a gestação. É um momento de grandes transformações em seu mundo. Além das mudanças contínuas…
ACOLHIMENTO
23 de setembro de 2021

Traumas e perdas na pandemia

Por José Paulo Fiks Luto e trauma se encontram na pandemia da Covid-19. O trabalho de luto saudável se traduz pela incorporação progressiva dos afetos da morte de alguém estimado.…
MEMÓRIAS
20 de setembro de 2021

Ainda sobre minha mãe

Por Graziela Azevedo Minha mãe gostava das cores do mundo. Batom vermelho, amarelo nas roupas, estampas… Amava as entidades da umbanda, os índios, os caboclos e caboclinhas das águas, as…
ACOLHIMENTO
27 de agosto de 2021

Luto dos familiares e cuidadores de idosos com demência

Por Roberta Paz e Samantha Mucci O aumento na expectativa de vida da população mundial é uma das grandes conquistas da sociedade moderna. O envelhecimento é um processo biológico, psicológico…
ACOLHIMENTO
27 de agosto de 2021

Espiritualidade, Religião e Luto

Por Beatriz Maximino Diante de uma situação difícil, como o processo de luto, ter uma rede de apoio completa engloba a espiritualidade e a religião, que tende a atuar como…
ACOLHIMENTO
27 de agosto de 2021

A Pandemia e Nossos Pequenos Enlutados

Por Renata Barizon e Samantha Mucci A Pandemia de Covid-19 (OMS) rompeu com o mundo por nós conhecido, vivenciamos a quebra do mundo presumido (Parkes), gerando insegurança, ansiedade e medo.…