Coluna Mensal

PROALU - Programa de Acolhimento ao Luto

Coluna do PROALU: Tecendo histórias sobre o luto

COLUNA
19 de junho de 2023

Em algum lugar do passado

Por Marina C Smith Em algum lugar do passado Eu e minha mãe achávamos o Christopher Reeve lindo, até mesmo quando ele vestia aquele duvidoso traje do Super-Homem, e talvez…
COLUNA
17 de abril de 2023

O tempo da delicadeza

Por Marina C Smith O tempo da delicadeza Geralmente, quando eu me emociono em algum evento artístico, meus olhos se enchem d’água e algumas discretas lágrimas escorrem, mas costumo manter…
COLUNA
17 de fevereiro de 2023

O canto da cigarra

Por Marina C Smith O canto da cigarra Fazia tempo que eu não ouvia uma cigarra cantar ao final da tarde, no pôr-do-sol. Elas pareciam ter sumido depois que minha…
COLUNA
16 de dezembro de 2022

Filme de Natal

Por Marina C Smith Filme de Natal Curioso como algumas lembranças nos assaltam. Essa irrompeu hoje, naquele estado matinal entre acordar de vez ou adormecer mais um pouquinho, naquele limbo…
COLUNA
22 de novembro de 2022

O Broto

Por Marina C Smith O Broto Aquele broto de flor não estava ali ontem. E nem havia qualquer indício de que ele surgiria tão imponente nas horas antes em que…
COLUNA
19 de setembro de 2022

E sonhos não envelhecem

Por Marina C Smith E sonhos não envelhecem Num domingo qualquer, qualquer hora, ventania em qualquer direção, foi assim que encontrei o Milton em sua despedida dos palcos. Milton, só…
COLUNA
18 de agosto de 2022

O piano na coxia

Por Marina C Smith O piano na coxia Não se lembrava com precisão como sua relação com o piano começara. Era como se ele estivesse sempre presente em sua vida,…
COLUNA
22 de julho de 2022

Revisitando a casa submersa

Por Marina C Smith Revisitando a casa submersa Uma querida amiga sempre me diz que o luto é pendular, como em um badalo de um relógio de carrilhão, o tempo…
COLUNA
17 de junho de 2022

Segundas-feiras

Por Marina C Smith Segundas-feiras Ela me dizia que não eram fáceis as segundas-feiras. Não eram todas, convenhamos, mas eram muitas. Não eram os domingos que pressagiavam o fim do…
COLUNA
19 de maio de 2022

Uma fábula de infância

Por Marina C Smith Uma fábula de infância Eles habitavam nossos jardins e só revelavam a sua existência para as crianças. Assim que estas cresciam, no entanto, esse encontro se…
COLUNA
18 de abril de 2022

O dia em que ele foi encontrar a Lua

Por Marina C Smith O dia em que ele foi encontrar a Lua O tripé havia sumido. Vasculhou seus apetrechos fotográficos que teimavam em se espalhar pelo apartamento que dividia…
COLUNA
15 de março de 2022

Diáspora

Por Marina C Smith Diáspora Certa vez minha avó fez uma intervenção drástica em nossos medos infantis. Eu e minha prima inventamos de achar que no banheiro da casa dela…
COLUNA
17 de fevereiro de 2022

O intruso na Corte

Por Marina C Smith O intruso na Corte Não era incomum a família toda se reunir ao redor do projetor e assistir aos filmes caseiros de Super 8 (alguém ainda…
COLUNA
21 de janeiro de 2022

Uma despedida para Lica

Por Marina C Smith Uma despedida para Lica Eu devo isso a ela. Fui covarde e me esgueirei de fininho em nosso adeus na ilusão de que sem olhar para…
COLUNA
9 de dezembro de 2021

O pomar

Por Marina C Smith O pomar Quando a conheci ela logo me disse que eu iria me espantar com as suas histórias. Era uma instigante abertura introdutória, sem dúvida, e…
COLUNA
25 de novembro de 2021

A Menininha, a Matrioska e a Trança

Por Marina C Smith A Menininha, a Matrioska e a Trança Ao final do disco da Arca de Noé, havia uma música que eu não entendia bem por que fazia…
COLUNA
21 de outubro de 2021

A Casa Submersa

Por Marina C Smith A Casa Submersa Ao final de todas as férias, ela sabia que podia retornar. Deixava um pedacinho de si mesma, guardado no fundo do armário do…
COLUNA
20 de setembro de 2021

A Avó Torta

Por Marina C Smith A Avó Torta Ela tinha os cabelos macios e brancos, era pequenina e redondinha. Dona de um colo único, um ancoradouro para nossas angústias infantis. Não…